Clipart

O que fazem os defensores públicos, advogados dativos e advogados voluntários? 

O advogado público que atua na defesa dos interesses particulares é chamado de Defensor Público. São pessoas formadas em Direito, inscritas na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e que ingressam na Defensoria Pública através de aprovação em um rigoroso concurso público. No Brasil existem os Defensores Públicos Estaduais, que atuam nos casos vinculados fundamentalmente as questões privadas e entes públicos estaduais da sua localidade, e os Defensores Públicos da União, que atuam nos casos que envolvem entes públicos federais, como INSS, Secretaria da Receita Federal e a União. Os Defensores Públicos atuam em defesa de cidadãos comprovadamente necessitados, que não possuem condições financeiras para bancar uma defesa (que envolve as custas do processo e os honorários advocatícios) e que eventualmente precisem da defesa jurídica.

Em alguns estados brasileiros onde há carência de Defensores Públicos, a função é suprida por advogados dativos, que são advogados nomeados por Juízes para atuarem em defesa dos necessitados.

Há também os advogados voluntários, que realizam a defesa dos cidadãos sem cobrar nada por isso. Para atuar como advogado voluntário, o interessado deverá fazer seu cadastro na comarca em que pretende atuar e se comprometer em auxiliar processos judiciais de pessoas carentes sem receber honorários para isso.